Domingo, 17 de Abril de 2005

CLINT E A RELIGIÃO NA VIOLÊNCIA

coc[1].jpg

Quando o banzé é grande, deixo assentar a poeira. Se vem carregado de Óscares às costas, mais ainda.

Por essa é que só agora me apeteceu ir ver o “Million Dollar Baby”. Em boa hora. Cinema de primeira água (tudo - desde os planos, o ritmo, os movimentos de câmara, a iluminação, a direcção de actores) a transformar Clint num mestre de contenção, síntese e metáfora.

É um filme profundamente religioso e muito mais sobre a religião que sobre o boxe (o boxe só aparece como metáfora). Melhor, sobre a inquietação religiosa na procura de valores, sentido da virtude e do pecado, penitência de falhas essenciais em deveres para com os outros. Num mundo a viver a paranóia da violência e da selva. Onde é trágico procurar-se o bem, querer-se o bem. Em que fazer bem pode ser mortífero. Ou, no mínimo, inquietando a paz connosco. Onde, uns mais e outros menos, partilhamos orfandade perante o bem e o mal.

Por falta de respostas, “Million Dollar Baby” a nada responde. Tudo, como as cartas da filha ferida pelo rancor, vem “devolvido ao remetente”, sem que a insistência comova, sem que outro bem devolva a paz do perdão. E onde os padres se tornaram inúteis pela boa merda que fizeram a conluiarem com os poderosos pela sobrevivência do poder das sotainas, dando no que deu. Remetendo o religioso para o íntimo, para a consciência, igualando religiosos a não religiosos. Porque, queiram ou não os dos altares, por abuso de poder ou mau uso do poder, a coisa tornou-se secular e agora todos somos religiosos, cardeais até. Cardeais na falta de respostas, mas cardeais.







publicado por João Tunes às 23:08
link | comentar | favorito
2 comentários:
De Joo a 18 de Abril de 2005 às 17:54
Claro que li o teu post sobre o filme. Só esperei que a poeira do chinfrim (o dos óscares) assentasse para ir ver. Abraço.


De Werewolf a 18 de Abril de 2005 às 00:45
Excelente análise, já tinha visto este filme ainda antes da atribuição dos Óscares e até lhe dediquei um pequeno post num dos acusos, ou provavelmente nos dois. Concordo com o a ideia de que o filme usa o boxe como metáfora para chegar muito mais longe, para chegar à vida e para a falta de respostas que temos para as nossas inquietações. Bravo!
Abraço cúmplice. Mário


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. UM ÁS DO CASTRISMO

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. ENTÃO, O QUE TENS FEITO ?

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. QUE FORÇA É ESSA?

.arquivos

. Setembro 2007

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub