Domingo, 10 de Abril de 2005

CINCO CIDADES E PICOS (3)

espanha 094.jpg

Bilbau, a terceira cidade espanhola (ui, espero bem que nenhum basco me leia) em importância e em número de habitantes, arrasta a sua herança de tamanhona e de grande centro industrial e portuário. Dificilmente, Bilbau poderia ser uma cidade bonita. Mas, hoje, é confortável atendendo ao tamanho. E é, claro, um dos grandes pulmões da economia basca e espanhola.

Com a desindustrialização de Bilbau, restou espaço e muito para enfeitar. E o engenho e criatividade deram um resultado notável no espaço marginal à ria, em que se integra um dos mais imponentes monumentos à modernidade em todo o mundo que é o Museu Guggenheim.

O ambiente da movida em Bilbau não é dos mais cativantes, segundo o padrão espanhol, não por falta de restaurantes, bares e tabernas, que os há a dar com um pau, mas a contenção basca, uma certa secura que não convida ao contacto, tornam a aventura do convívio ali mais frustante e mais parecida com um passeio pelo Bairro Alto que com o resto de Espanha. Resumindo, na alma, Bilbau é mais “lisboeta” que “espanhola”.

O Guggenheim tornou-se o grande trunfo de Bilbau para que a cidade não se reduza a sítio para negociar e seguir caminho. Trunfo poderoso, diga-se, porque justifica, só por si, lá ir e lá voltar. Não querendo enfadar a falar muito mais deste mais que badalado Museu, direi apenas que considero o Guggenheim um dos mais espantosos hinos à criatividade, à tecnologia e à estética que o homem moderno concebeu e em harmonia e funcionalidade perfeita no meio onde se enfiou. O Museu é, só por si, uma fantástica obra de museu. Vale a pena lá ir só para desfrutar a encadernação.

Desta vez, apanhei uma majestosa e completíssima exposição temporária de arte e monumentalidade azteca (cedida pelo Museu da Cidade do México). Magnífica e que foi um valor acrescentado com que não contava.

Pois, e visto e revisto o Guggenheim, rapidamente chega a hora de partir.

(imagem do autor – um ângulo de vista sobre o Guggenheim)
publicado por João Tunes às 00:26
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. UM ÁS DO CASTRISMO

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. ENTÃO, O QUE TENS FEITO ?

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. QUE FORÇA É ESSA?

.arquivos

. Setembro 2007

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds