Terça-feira, 22 de Março de 2005

POLÍCIAS E BANDIDOS

proximidade_img2[1].jpg

É frequente a expressão da ambivalência da posição dos cidadãos perante a Polícia. Quando ela não aparece, ou enquanto não aparece, tendemos para a histeria securitária. Queríamos de imediato polícias dispostos a tudo naquele segundo, bem armados, expeditos, ligados em rede, para acabar com a malandragem. Se eles aparecem e actuam, ai jesus, grandes brutamontes. No fundo, estamos de mal com os polícias e com os ladrões.

Obviamente que a história das nossas polícias, o hábito do abuso da força e a impunidade associada, deixou marcas que custam a passar. E há que continuar a condená-la sempre que ela ocorrer.

Mas o aumento da criminalidade impõe mais e melhor polícia. Polícia que, para actuar, não pode ser inibida do direito de se defender e da obrigação de nos defender. E defender-se, quando de defesa se trate, usando recursos que desproporcionem a seu favor o uso da violência. E em caso de inevitável luta armada entre os dois grupos (dos delinquentes e dos polícias), prefiro que as baixas se registem no bando fora-da-lei.

A polícia tem de trabalhar para ganhar mais confiança da parte dos cidadãos e ser vista como uma força de defesa. Os cidadãos têm de compreender melhor o uso da força necessária por parte da polícia.

Oportuno é pois o post que o Raimundo Narciso colocou no Puxa Palavra. Aconselho a sua leitura até porque o tema devia merecer mais discussão tendo em conta que a todos respeita. Caso contrário, continuaremos a balancear entre o impulso securitário e a rejeição da autoridade, o que só favorece a impunidade banditista e o desenvolvimento paralelo, no seio da polícia, de um caldo de cultura autoritária e anti-democrática.
publicado por João Tunes às 00:41
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Joo a 22 de Março de 2005 às 14:38
Pois é, e não me convem nada que alguem com cartão do PS me elogie o blogue. Fócrates! Abraço.


De Raimundo Narciso a 22 de Março de 2005 às 02:35
Desvanecido com a refrência. Agora não posso responder com elogios ao teu muito apreciado Água Lisa porque então o que diriam? Abraço


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. UM ÁS DO CASTRISMO

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. ENTÃO, O QUE TENS FEITO ?

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. QUE FORÇA É ESSA?

.arquivos

. Setembro 2007

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds