Sexta-feira, 15 de Abril de 2005

PORTO LINDO

adi[1].jpg

Através do Werewolf, descobri um blogue com espantosas fotografias sobre o Porto e que o veste de cidade bonita. O poder que tem um fotógrafo de talento! Trata-se de A CIDADE SURPREENDENTE e é assinado pelo Carlos Romão.

O Porto mudou tanto? Tarda nada, lá irei para ver . Apesar de continuar a pensar como quando "piquei" o Werewolf:

”Quanto ao blogue que divulgaste, é de facto um espanto (sobretudo ao nível da fotografia, embora haja ali muito trabalho de montagem e tratamento, pois o Porto não pode estar tão bonito e tão interessante assim...). E merece o meu link de respeito. Eu gostei do Porto quando ele era feio e provinciano, chamava mouros logo aos de Gaia, tinha putedo a dar paisagem humana à Estação de São Bento (provavelmente, as putas já se mudaram para Campanhã ou, agora, mais finas e musicais, para a Rotunda da Boavista), e era aperitivo para se subir, ladeando, até à Batalha petiscar presunto e verde (tinto) em malga e a sujar a malga de cor de sangue, antes de descer aos Congregados (ainda existe a "Flor dos Congregados"?) para um sarrabulho com mais tinto até não caber mais tinto. Se mudam o Porto, estragam-me a ternura que eu tenho pelo Porto. Porque o tornam mais parecido com alguma Lisboa. E os portuenses quando forem iguais e melhores que os lisboetas, sonho velho que nunca devia passar de utopia, suicidam-se por falta de razão para viver. E eu quero os portuenses vivos e bem dispostos para dizer mal deles por estima. Caso contrário, desato a dizer mal dos alentejanos e então, adeus vindima, passo a sujar o vinho que bebo. E se apanho rancor ao vinho alentejano, suicido-me eu e, depois em cadeia de solidariedade, enforcam-se uma data de amigos mais os amigos dos amigos e tarda nada não há português para amostra.”





publicado por João Tunes às 17:00
link | comentar | favorito
3 comentários:
De Joo a 17 de Abril de 2005 às 23:10
Claro que sim. Abraço.


De Werewolf a 15 de Abril de 2005 às 22:25
No Cidade Surpreendente o que surpreende é que é mesmo assim, sem montagens. Há de facto muita coisa feia no Porto, mas também há muita coisa bonita. O problema é que há muita gente preconceituosa, que não é o teu caso evidentemente.
O fotógrafo é bom, sobretudo porque sabe olhar para as coisas e captar-lhes o verdade, mas se quisesse também podia captar os atentados urbanísticos que se têm feito assim como os bairros e zonas degradadas. O Porto, como qualquer cidade, tem duas faces.
Quanto à Flor dos Congregados e outras tascas congéneres ainda existem muitas por aí. O putedo continua, a miséria e os sem abrigo também, como em qualquer outra cidade de média ou grande dimensão.
Algumas coisas mudaram, outras nem por isso.
Abraço fraterno e com sotaque portuense.


De th a 15 de Abril de 2005 às 18:03
http://passoapasso.weblog.com.pt/, este aqui tb um blog com fotos de espantar e não só do Porto. Abraço, th


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. UM ÁS DO CASTRISMO

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. ENTÃO, O QUE TENS FEITO ?

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. QUE FORÇA É ESSA?

.arquivos

. Setembro 2007

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub