Quinta-feira, 7 de Abril de 2005

DE PRIMEIRA ATÉ À TERCEIRA E POR AÍ FORA…

espanha 219.jpg

Andar por aqui não evita tropeçar na sujidade (reparem na elegância do meu falar). É a ciber-liberdade. Para o melhor e o pior. No melhor, dá para fazer amigos e curtir cumplicidades. No pior, dá para receber arrotos de quem não se vê o nome vero nem a esbelta face que se possa acariciar com sopapo. Por mim, estou mais que habituado à regra do jogo.

Uma voz livre nunca é de segunda. Uma libertária, muito menos.

Não era só na África colonial, que os ferretes de primeira e segunda se usavam na carne do BI. Aqui, na sede imperial, todos éramos de primeiríssima mas, socialmente, a coisa ia até à terceira e por aí abaixo, que a segmentação classista era, no fascismo luso, a única modalidade autenticamente plural.

Não quero dar importância ao malandro estúpido que cuspiu na chuinga. Mas não resisto ao impulso do abraço solidário a uma querida amiga que não tenho o privilégio de conhecer o brilho dos (nos) olhos (o da escrita, isso sim, e que, como o algodão, não engana).

Há dias poucos, revi a estação de comboios do Pinhão, onde, na minha infância, terminava a minha odisseia ferroviária de, mala acartada e maior que eu, mudando ali para a camioneta de carreira que me levava à minha Sabrosa natal, ladeando terras de vinhas e de escravidão ao suor. A estação está recuperada e linda (os seus azulejos são um espanto!). É o meu solar e meu brasão. De borla, porque não tenho cêntimo metido na Companhia. Foi um momento grande de emoção de velho antecipado, partilhada com a única companhia que me merece, convidando-o, o à vontade da lágrima solta e livre. Lá está a memória da divisão entre os portugueses de primeiríssima de então (as salas de espera para passageiros de primeira e segunda classe mais outra, ao lado, para a massa grande dos de terceira classe). Roubei-lhe a imagem com a minha digital de trazer por casa e por tropeços. Fica aqui, com um abraço para a Isabella.









publicado por João Tunes às 15:28
link | favorito
De IO a 7 de Abril de 2005 às 16:35
Oh, pá, João, és um AMIGO!_ já adicionei o teu abraço ao meu 'post'. E deixo sete abraços, de primeira, para ti!!! Isabella


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. UM ÁS DO CASTRISMO

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. SOBRE A EDUCAÇÃO TESTEMUN...

. ENTÃO, O QUE TENS FEITO ?

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. O QUE TEM DE SER A EUROPA...

. QUE FORÇA É ESSA?

.arquivos

. Setembro 2007

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub