Sexta-feira, 18 de Março de 2005
![capt.hav10703182040.cuba_crackdown_anniversary_hav107[1].jpg](http://agualisa2.blogs.sapo.pt/arquivo/capt.hav10703182040.cuba_crackdown_anniversary_hav107[1].jpg)
Hoje, 30 mulheres desfilaram pelas ruas de Havana exigindo a liberdade dos seus maridos, pais e filhos, prisioneiros de consciência, condenados há dois anos a penas de prisão que, em alguns casos, vão até aos 25 anos. Gritavam
AMNISTIA!.
(e eu, que de sentimental com pruridos de memória não passo, lembro-me do mesmo grito, aqui, trinta e um anos atrás)Fidel não rima com liberdade. Como liberdade não rimava com Salazar e com Marcelo.
Mas a coragem resiste, sem precisar de rima, rompendo as rimas. Foi assim em Lisboa. Como hoje, em Havana, Cuba, com trinta mulheres vestidas de branco a gritarem
AMNISTIA!.
Há 40 anos os EUA bloquearam a economia de Cuba; passados trinta e muitos anos as autoridades cubanas fizeram presos políticos. Nunca ninguém bloqueou os EUA e afinal a pior prisão em Cuba é Guantanamo. Acredito que se os EUA libertassem Cuba, Fidel libertava a os cubanos. Cuba é melhor que Portugal e muitos, muitos outros países em medicina, na educação, na cultura, na mortalidade infantil e geral, em vacinação, etc. Só falta a melhoria da economia e a liberdade; a primeira depende totalmente dos EUA, a segunda espero que também.
De Joo a 20 de Março de 2005 às 00:06
Chegará o dia em que não faltará ninguém à chamada para celebrar a liberdade em Cuba. Até lá, teremos de viver com muitos silêncios de chumbo (para não se darem trunfos ao Bush). Que interessa? AMNISTIA!
De IO a 18 de Março de 2005 às 22:43
Com estas Mulheres, naturalmente!! _ Abraço,uma ao teu lado.
Comentar post